10 de março de 2016

.

Um bom cerimonial

Um bom cerimonial faz muito pela noiva. Como todo bom serviço, agrega valor e funcionalidade ao evento.  Como todo serviço bom, custa caro, não acredito, DE JEITO NENHUM, em prestação barata. Um serviço bem executado tem seu valor, é o que penso! Existe uma só, uma única, uma exclusiva possibilidade de se ter um serviço barato e bom - quando a pessoa está no começo da carreira. Precisa entrar no mercado e aquilo vira uma troca - me pague menos e te dou um bom serviço, vc vira a "experiência" que não tenho ainda e eu ofereço tudo de mim por menos gasto. Acredito nisso! Passei por isso no passado e organizei ótimos eventos. Mas, foi uma etapa, um degrau a ser subido, uma tarefa temporária a ser cumprida. Do contrário, considero TODOS OS BONS CERIMONIAIS DO MERCADO CAROS, MAS NEM TODOS OS CAROS, BONS, QUE FIQUE BEM EVIDENTE. Já fica uma primeira dica - TUDO QUE É BOM É CARO, MAS NEM TUDO QUE É CARO É BOM. Ainda assim, eu fico pensando, cá comigo: QUE DIFÍCIL ARTE A DE ESCOLHER UM CERIMONIAL!!!! A informação da primeira dica vale, porém é bem restrita para uma boa tomada de decisão.

São vários pontos:
1- Se no papel cabe tudo e tudo tão similar entre as diversas propostas recebidas, como escolher?
2- Se a pessoa tem boa oratória, bom discurso e boa estratégia de venda, ela é uma boa cerimonialista ou apenas uma grande vendedora?
3- Se eu pergunto ao profissional e ele diz SIM, ESTE CERIMONIAL É EXCELENTE, seria excelente à noiva ou ao profissional, já que se ouve tanto das TAIS parceriiiiias?
4- Se eu pergunto à blogueira, ela já trabalhou dentro de um razoável número de casamentos, passou sua noite toda ali, avaliando como pesquisadora, para ver a dinâmica na prática?
5- Se ouço ELE É TÃO BONZINHO!, seria a afirmação mais interessante ou o bonzinho pode ser o bobinho, que deixa passar, que deixa pra lá, que finge que não vê, o conivente?

Tanta questão, tanta dúvida sobre como escolher. Difícil estar na pele da noiva! Especialmente quando as questões não são puras avaliações de percepção, elas envolvem finanças. Muito difícil a noiva entender como é compensado ou recompensado um maior investimento neste ou naquele serviço em detrimento ao outro que parece mais atraente. Só a noiva com um péssimo cerimonial sabe o quanto o barato lhe custou. Eu que o diga, sempre recebo noivas de rescisões com outras empresas, por estarem insatisfeitas. Só neste ano, foram duas e ainda estamos em março. Fico imaginando que extremo chegar a esse ponto, tipo TCHAU, DESCULPA, EU NÃO GOSTEI DO SEU SERVIÇO. Por isso me entrego tanto. Não pretendo passar por essa situação nunca na vida. Cumprir um bom serviço é mera obrigação, mínimo que temos a fazer.

Fato é que, cada dia mais, acho que a melhor propaganda é da noiva e de quem viveu, como convidada, em um casamento onde estive. Ainda assim, considero falho, pois  não é toda noiva que nos ouve nas escolhas, nas atitudes, naquilo que é feito dentro de um casório. Mas, é a forma que mais se aproxima do ideal e é a forma com que sobrevivo. Não participo de divulgações, não compro espaço em blogs de terceiros, não divulgo em revistas e, que fique claro, não sou contra nada disso. Mas, valorizo como ninguém o pequeno e exclusivo, não quero um trilhão de casamentos no ano, pretendo lutar para sobreviver com um/dia e, para isso, pretendo continuar na dependência de uma noiva que indica a outra que indica a outra que indica a outra... Mais real e mais fiel, a mais genuína propaganda. Sou os olhos da noiva! E acho q  ninguém no mercado nega isso. Esse é meu orgulho! A noiva é meu patrimônio valioso! Como abraço a causa!!!! Como assumo o lado de quem me confia o próprio lado! Desde q a noiva seja correta, meu lado é o dela e isso é cada vez mais concreto em minha vida de cerimonialista. A tal da energia vital que une meeeesmo as pessoas "similares", digamos assim, torna certo o fato de que posso abraçar aquela noiva e sua causa como minha tb. Amo vocês, minhas noivas!!!! Ainda não como filhas, jovem demaaais para isso, por favor, rsrsrsrs, mas como irmã mais velha, pode ser?

E é isso, só isso, que dá sentido a tudo! Minhas noivas são minhas forças, minhas fortalezas!!!! Elas me arrancam sorrisos e, sempre questiono como forma de avaliar: "será que fui um bom cerimonial, suficiente aos sorrisos delas???". Deles, já que envolve noivos e familiares tb. Sei não... será que as fotos respondem?

Fotos by Fabiano Aguiar, do casamento Fabricado de Si e Léo.




Nenhum comentário: