2 de maio de 2010

Papo Cabeça



Noivitas, queridocas. Como o blog também é informativo, eu me vejo na obrigação de passar algumas informações importantes à realização do big day.

Farei tudo para ser breve, mas, como conversar é comigo mesma, vamos ver o que consigo.

Seguinte: ao contratar um buffet para o casamento, ao definir o número de assentos e o espaço é fundamental um cuidado especial à lista de convidados. Citarei um exemplo vivo, corriqueiro e constante. Os buffets, em geral, garantem um suporte emergencial (nossa, tô falando com vocabulário pesado, mas é que o assunto é sério, já que com sonho não se brinca) de até 10% de convidados excedentes ao que se contratou. O problema que eu vejo nisso é que muitas noivas consideram esses 10% como se fossem convidados inclusos no contrato firmado. NÃO É. É SUPORTE DE APOIO!

Gente, atender e ser ideal tem uma distância enorme. Conseguir, dar conta é diferente de fluir com tranquilidade. Exemplo pessoal - eu consigo andar com salto 15, mas eu ando bem de verdade com salto 8. Toda mulher sabe do que tô falando.

Um casamento organizado para 500 pessoas conta com distribuição espacial para 500 pessoas. A circulação de convidados e garçons é planejada em cima dos 500. Se comparecem 50 pessoas a mais, isso trará circulação dificultada, número menor de garçons do que o ideal e EU considero que o atendimento fica a desejar. Eu não gosto de um casamento a desejar, eu gosto de casamento perfeito. O que você espera do seu?

Trabalhei, recentemente, no mesmo salão de festas, com o mesmo buffet numa sexta e sábado seguidos, com as duas festas planejadas para o mesmo número de convidados. Na sexta, compareceu o número previsto. Tudo fluiu com perfeição (claro que o ponto de vista é meu, mas 9 anos de prática facilitam a afirmação). No sábado, compareceram 70 pessoas a mais que o previsto. 70 pessoas significam 49 a 56 assentos a mais, maior espaço na pista, maior quantidade de alimentos e bebidas, além de 4-5 garçons além do contratado. EU considero isso tudo muito significativo. O termo a desejar não me atende, o termo ideal, sim, me enche os olhos.

Uma diferença que demonstra claramente a diferença do evento de sexta em comparação ao de sábado foi o momento do jantar. Sexta saiu o jantar e não se viam filas. Sábado, a fila nos dois pontos de buffet circulava o salão. Jantar com fila, PARA MIM, é exemplo claro de pessoas com mais ou menos fome nas cerca de duas horas de coquetel (serviço de salgados anterior ao jantar).

Pensem bem, minhas queridocas, no que vocês esperam do big day. Serviços que ATENDAM ou serviços PERFEITOS. Se o ATENDER satisfizer, ok. Se apenas a PERFEIÇÃO a satisfaça, COMO NO MEU CASO, revejam suas listas e esqueçam os 10% de convidados além do contratual.

Dica do dia!

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