2 de setembro de 2014

Refletindo - O segundo lugar

Pois é. Segundo lugar. O segundo lugar é o primeiro a perder. Ser segundo tem todo seu mérito racional, afinal está logo atrás do primeiro. E uma carga emocional... meu amigo, né brinquedo não. Quem nunca sofreu pelo segundo lugar, ser segundo plano, plano B ou plano algum, pois segundo muitas vezes é O eliminado? Como tenho pensado nisso!!! Como tenho tentado elaborar isso tudo.

Começou faz anos essa questão em minha vida. Mas, andava meio latente até o último prêmio Multishow de Humor. Agora, pouca gente vai me compreender, mas é o seguinte: o Rafael Mazzi, humorista que trabalha no Grafitte (programa companheiro de minhas corridinhas para manter a forma, sempre que dá) participou de uma competição de humor no canal Multishow. Daí, o cara mandou muito bem, tinha a nossa torcida e agradou visivelmente aos jurados, teve um super destaque, ali, na final, enfim, foi o melhor. Nada me tira da mente que foi o melhor. Porém, no aval final, o resultado - segundo lugar. O primeiro ganhou 25 mil, o segundo ganhou PARABÉNS, NÃO DESISTA. O primeiro foi campeão, o segundo foi o primeiro perdedor. Então, pensei: QUANTAS VEZES, NA VIDA, ISSO NÃO ACONTECE? Quantas vezes alguém fica em segundo, porque naquele instante não deu para ser o primeiro, mesmo com qualidades similares ou superiores?

Então. Daí, nesse vai e vem de pensamentos, sempre em analogia ao meu trabalho, procurando entender o Porquê de não ganhar o sim de uma ou outra noiva, tentando entender Por que eu não fui boa o suficiente, mesmo dando o sangue?, Por que eu falhei?, Onde eu errei?, tentando elaborar minhas tristezas da perfeccionista mimada, mal acostumada em receber tanto carinho e tanto sim maravilhoso de noivas, me vem a Nati iluminar o domingo passado com sua maturidade. Sempre bom aprender. Melhor ainda aprender com noivita. Gosto muito de mentes privilegiadas, gosto de quem tem o que dizer e de quem me faz crescer. Gosto da Nati. Gosto das minhas noivas!!!!

Nati disse: "Nem sempre não fechar significa que não deu certo... Às vezes deu certo sim, muito certo...  Nessa minha caminhada passei por alguns profissionais que embora eu tenha gostado muito, não fechei... Às vezes é pq para o meu estilo de festa outro profissional atenderia melhor, tivemos que fazer alguns ajustes entre o que podemos pagar e qual setores queremos investir mais, o trabalho de outro profissional combinava mais com o nosso gosto.... Enfim, para aquele momento específico não deu... Mas um bom atendimento, postura correta, ética não são esquecidos... Às vezes eu gostei tanto da pessoa que passo a torcer por ela, curtir as publicações, dar boas indicações mesmo que eu não tenha fechado... E com certeza mais pra frente, em uma outra oportunidade, são nomes que serão sempre lembrados...". 

E me tornei melhor ao ler isso. Eu me fortaleci, eu cresci. Aprendi que, claaaaro, dar meu máximo é lema, é missão. No entanto, não ser a escolha no momento não necessariamente me faz ser um fracasso. Por mais que doa a reprovação, ela pode NÃO significar trabalho depreciado. Pode ser apenas inviabilidade do momento. 

Isso foi muuuito bacana!!! A Nati aparecer com seu parecer (ó, começou a breguice - aparecer, parecer, rima... rima de doer de ruim, rsrsrs) num momento super reflexivo a mim justamente sobre esse assunto - O NÃO. O não a ser visto com olhos de talvez sim. O não que carrega simplesmente a carga do não deu, em vez da sensação de FALHEI. Porque perdedor é quem não luta por seus ideais. E, se tenho uma certeza é de dar a vida pelo que importa - "o bom atendimento, a postura correta". "QUE NUNCA SÃO ESQUECIDOS", já dizia a Nati. Obrigada por me ensinar, minha noivita!

Ah, e mesmo com todo aprendizado do não, minha vontade do coração é mandar o não PARA O ESPAÇOOOO!!!! Sai fora, seu bobo!!! E OBRIGADA POR SEU SIM, NATI E CADA NOIVITA QUE POSSO CHAMAR DE MINHA!!!! Vocês me trazem o crescimento sem esforço e esse é o maior incentivo. Sem vocês, não haveria a mesma condição de atendimento e postura! Aprendo com o não e aprendo o dobro com o sim. Especialmente a ser mais feliz!!!! 





Um comentário:

Nati disse...

Ahh que delícia acessar o bloguito e ver esse post hoje!! Amor em modo on!! E que coisa boa a nossa caminhada ter sido sempre marcada pelo SIM!! Desde o primeiro dia em que a conheci, a cada e-mail, cada conversa, cada dia que passa é sempre sim! Sim para o seu carinho, para o seu cuidado, para a sua atenção e extremo profissionalismo... Não poderia estar mais feliz! É um grande privilégio ser uma das suas noivitas!! ;) Adorei o texto!!! Beijinhos, Nati.