4 de dezembro de 2009

2009 - Um ano em que VIVER nunca significou tanto APRENDER...


Sobre perdão
Aprendi que o perdão é muito melhor a quem dá do que a quem recebe. Aprendi que tenho esse talento inato. E não consigo entender a dificuldade que as pessoas têm em oferecer seus perdões. Não entendo, mas ainda assim, respeito.

Sobre solidariedade
Sempre que precisamos muito de uma mão estendida, nós a encontramos onde (ou de quem) não imaginamos. Nem sempre o óbvio prevalece. E muitos dos meus maiores e melhores colos vieram de pessoas completamente inusitadas. Obrigada a quem me ofereceu cada colo de que precisei...

Sobre perdas e dores
Perder tantas pessoas queridas, como perdi em 2009, traz uma dor sem fim. Dor que aperta. Que contrai o coração a ponto de parecer que estão nos estrangulando. Aprendi que precisamos viver a dor, mas precisamos superá-la, pois há pessoas contando com nosso sorriso e nossa força.

Aprendi que NUNCA vou saber se fiz certo em ir trabalhar num casamento, enquanto meu avô era velado... Mas fui... E peço perdão a ele e a meus familiares por isso, caso eu tenha errado (mãe e avó em especial). Posso ter errado, mas tentei acertar... Nem sempre consigo...

Sobre privilégios
Aprendi a agradecer a Deus todos os dias por me permitir trabalhar com sonhos e alegrias. A minha profissão é a melhor do mundo - disso tenho certeza absoluta.

Aprendi que escolher é um grande privilégio e valorizo cada possibilidade de escolha, seja ela pequena ou grande.

Sobre crescer e aprender
Sempre ouvi que dor e crise trazem crescimento. Mas aprendi que crescer no amor é muito mais válido que aprender na dor. Na dor, não é opção, apenas consequência. No amor, é sabedoria.

Não é preciso chantagem, ameaça ou punição para o aprendizado. As aquisições trazidas na alegria e no prazer foram as mais valiosas que ganhei. Usarei isso com minha filha sempre que eu puder.

Sobre amigos
Eu os valorizo. Independentemente da recíproca, eu os valorizo... E corro atrás para mantê-los!

Sobre falar e calar
Não adianta. Tenho necessidade de falar. Gosto de falar. Gosto do ser humano e acredito nele. Porém, calar é sabedoria e evita discussões inúteis. É preciso, então, saber a hora de se falar e a hora de se calar... Um dia, chego a esse equilíbrio.

Sobre chorar e sorrir
Chorar alivia... Sorrir alivia em dobro.

Sobre lobos e cordeiros
Há lobos em pele de cordeiros. Mas, há cordeiros em pele de lobos. Me dê 5 minutos e meu coração já estará limpo e você terá meu sorriso mais sincero, por mais que tenha me feito chorar... Não sou tão brava quanto eu mesma pensava. NÃO MESMO!

Sobre justiça
Fazer justiça é muito difícil. Paga-se um preço alto pela escolha de um lado. Mesmo assim, ficar sobre o muro não é para mim. E se meu cliente merece que eu assuma sua causa, que venha a dívida. Eu pago!

Sobre medo
Sempre me achei medrosa. Descobri que minha coragem é grande demais...

Sobre TUDO e os lados de TUDO
Tudo na vida tem os dois lados. Se é assim, procure enxergar sob ângulos opostos. Isso me ensinou a COMPREENDER...

Sobre 2010
Não aprendi ainda sobre 2010. Mas, desejo que seja mais leve que 2009. Tão intenso quanto, porém leve. Com todas as lições de 2009, mas que eu aprenda mais no amor e menos na dor. Amor dos casamentos que cada noivinha me permite viver ao seu lado, amor do tamanho do universo que é amor de filha, amor de marido que está comigo desde meus 16 anos de idade (metade da minha vida), amor de pais, amor de amigos, amor de irmãos, amor à profissão, amor aos pequenos grandes luxos da vida. Desejos que compartilho com você que me acompanha por aqui e me faz amar cada dia mais este blog e esta missão maravilhosa que se chama Fabricar.








Nenhum comentário: