14 de julho de 2014

E sua cabeça, como anda?

Alívio! Minha sensação da vez ao ver essa copa acabar. Interessante compartilhar o sentimento com alguns. Nunca vi tanta cumplicidade, o que me traz certo alívio, pois sempre me senti ET. Sim, o ET que não admite copa, por considerar um prazer pobre e efêmero demais a quem precisa, pessoalmente e coletivamente, de mais que isso. É a terceira copa que me traz pavor. Mas, nada igual a presenciar a copa aqui e o país parado tão intensamente. Ver os gastos incalculáveis desperdiçados na pseudo-alegria momentânea, num Brasil que urge por tantas mudanças sociais e políticas.

Difícil isso quando se tem uma filha de 9 anos que está na idade de curtir a copa. O papel dela é esse, as preocupações dela não precisam ser grandes como a de gente grande e não pretendo ser xiita a ponto de contaminar minha filhota com o meu super-ultra-blaster NÃO à copa ou à Dilma. O jeito foi procurar um equilíbrio. Explicar, com muita dificuldade, que não éramos contra o nosso país, menos ainda contra aqueles jogadores e que a torcida contra era apenas um medo gigantesco de, no dia 13-07, se Brasil ganhasse a copa, virmos nossa presidente justificando aquele gasto enorme como a fonte de toda alegria justificada pela vitória do campeonato. Algo como FIZEMOS ISSO TUDO POR ESSA VITÓRIA E POR VOCÊS. Infelizmente, num mundo carente de educação e cheio de clamor por bolsa-isso e bolsa-aquilo, o argumento colaria e a popularidade da senhora em questão poderia crescer ainda mais. Não dá, tem que mudar!!!!

Estive com uma noivita muito especial na semana passada que já me ensinou um monte em apenas dois contatos que tivemos. Ela disse: "- COM TODA DIFICULDADE QUE VIVI, MEU PENSAMENTO ERA - EU TENHO QUE ESTUDAR!!!". Bonito demais ver que o pensamento dela foi esse e que ela seguiu à risca. Hj é uma vitoriosa! Certamente, eu sou mais ainda por tê-la conhecido e aprendido que eu também tenho que estudar sempre. Estudar para oferecer o melhor no que faço. Estudar para aprender que o valor do outro está no quanto ele pode me fazer crescer com sua sabedoria. Estudar para conversar na mesma língua. Estudar porque conhecimento é bagagem. Estudar para aprender a andar sempre na linha e que seja o mais reta possível, porque caminhos tortuosos são duros.

Minha cabeça anda politizada demais. Aproveitar a energia no caminhar ou dar uma freada? A pressão anda acumulada e é preciso liberar de alguma forma. Sexta-feira, me assustei demais. Ouvi de um profissional do meio que a noiva não quis, de graça, um cerimonial de ponta que arrumaram a ela. 

Eu questionei COMO ASSIM, DE PONTA, SE A NOIVA SOUBE QUE ESSE CERIMONIAL É COMISSIONADO, PRÁTICA INACEITÁVEL A NOIVAS DECENTES? 

Daí, a profissional disse: "- É MESMO, ELA SOUBE DISSO? NOSSA, ISSO DE COMISSÃO TEM QUE SER MUITO NA CONFIANÇA ENTRE OS PROFISSIONAIS, TOTALMENTE VELADO". 

Como assim, meu Deus? Como assim? Isso não tem que ser velado, isso não tem é que acontecer!!!! Mas, acontece, né?!! Do mesmo jeito que, em minha cabeça, copa do mundo não tem que acontecer no Brasil de hoje. Copa é para quem tá com a vida em ordem e viva Alemanha que mereceu e pode parar um mêsinho para curtir o campeonato. Mas, isso? Às custas de muito trabalho, muito estudo e muita disciplina, pois nada é de graça. 

Que minha cabeça a mil me traga frutos dos quais me orgulhe amanhã! Que me traga uma filha que entenda que a recompensa vem do suor e a maior alegria é aquela que se conquista por mérito próprio e não a que vem por esmola. Que o erro não seja cometido, a busca ideal é essa e não o velar do erro. Que a noiva mais preciosa nunca seja a de maior conta bancária, mas a de maior coração e integridade. Que o meu próximo me traga lições, pois lições são a maior bagagem da viagem que a vida representa.

E sua cabeça, como anda?













Um comentário:

Franciele disse...

ameeeeeei seu texto!!
compartilho seu sentimento sobre a Copa e sobre a Dilma, aliás, sobre nossas prioridades!
Você é ótima Rê!!