9 de fevereiro de 2010

Sobre coisas...

Coisas que não sei
Certezas que não tenho





Eu vivo, com frequência, uma situação boba, corriqueira, mas que me traz uma interrogação enorme. Aquela dúvida de revistinha do Maurício de Souza, com a Mônica olhando para cima, dedo no queixo, balãozinho de pensamento subindo da cabeça (aquele com bolinhas e formato de nuvem) e, lá dentro, aquela mega e gorda interrogação.

Na verdade, é uma dúvida bem bobinha mesmo, mas que poderia fazer certa diferença no meu atendimento. Exponho no blog, esperando que, talvez, quem sabe, pode ser que alguma noivinha se manifeste, comente, enfim...ajude-me a adotar a postura X ou Y.

(Eu me lembrei, agora, quando, ao conversar com minha filha de 4 anos, eu disse:

- Manu, a gente tem uma quantidade X de dinheiro e não pode ultrapassar...

Ela olhou para mim, com a mesma cara de dúvida descrita no 1º parágrafo e perguntou:

- X? Que isso? X da Xuxa?)

Mudei de assunto, assim, né?, loucamente, fiz piadinha de filha... Explico. É trauma, kkkk! Da última vez em que pedi opiniões das noivas, esperei 3 dias e tive um retorno de 3 dias brancos (ou negros, rs)! Foi sobre o visual do blog. Perguntei se estava bonito. Só meu marido e uma recepcionista da equipe responderam. Zero noivas... e eu me sentindo Zero à esquerda, kkk.

Mas, vamos lá, ao assunto. Situação: noiva solicita orçamento e eu o envio por e-mail. Noiva não se manifesta. Devo ligar, perguntando se recebeu???? Ligo imediatamente???? Ligo após uns 15 dias e pergunto como anda a procura pelo cerimonial??? Para saber se há dúvidas sobre a proposta??? Se a noiva quer agendar uma visita???

Fato é que muitas noivas adoram quando eu ligo. Agradecem, ficam felizes com a atenção.

Por outro lado, muitas outras (talvez até mais) detestam. Suspiram forte. Adotam uma velocidade de fala mil/hora, tipo, vamos desligar logo! E o tom de “QUE SACO! DEIXE-ME EM PAZ!”.

Com tal disparidade de reações, hoje, adoto 2 opções. Ou ligo somente pedindo um SIM ou NÃO de recebimento da proposta, bem rapidinho, ou não ligo de jeito nenhum. Razões:

- As noivas (mais de 90%) trabalham o dia todo e, muitas vezes, até atender telefonema de amiga ou do noivo é difícil... imagine do cerimonial... e do cerimonial que nem escolhido ainda foi...


- Haverá mil profissionais de mil áreas diferentes a ligar para noiva... EU acharia uma chatice. Sabe, banco oferecendo o cartão de crédito com uma vantagem maior que a outra? Então, não quero ser mais uma chata de telemarketing. Não gosto de vender, gosto de FABRICAR sonhos...

- E ainda mais. Na prática, ao longo dos anos, percebi que a noiva que se interessa nos dá um retorno rápido.

Bem, é isso, minhas queridas. Sempre assim. Várias esquinas, várias bifurcações, opções de direitas, esquerdas, siga em frente, retorne... E placas em que se lê: PARE – essa é difícil para mim!!! Mas, PARAR e pensar no cuidado a mais para que o caminho seja o certo é fundamental... E, se alguma noiva tiver a informação, abaixo, já tô aqui, com meu vidro baixo, cabeça pra fora e a perguntar:

- Por favor, sabe me informar onde fica o caminho certo?

Um comentário:

Pedro e Deborah disse...

Eu penso que durante a apresentação do orçamento você pode perguntar para a noiva se você deve entrar em contato com ela ou não, para saber qual foi a posição dela.
Apesar de ter um trabalhinho, tipo: essa eu ligo daqui a uma semana, essa eu não liga, para a outra mando e-mail em um mês... mostra atenção e também que você quer deixar a noiva livre para decidir o que ela quiser.

P.S.: Quero aproveitar para falar que estou AMANDO contar com você para organizar o meu casamento!!!